Quais as funções do cerimonialista em todas as etapas do casamento?
O cerimonialista será fundamental para garantir que, no dia do seu casamento, tudo seja exatamente como vocês sempre sonharam. Conheçam todas as suas funções para contratar o profissional perfeito para a sua cerimônia.
É comum que os casais fiquem em dúvida sobre contratar um cerimonialista. E surge, inclusive, a dúvida sobre o que faz um cerimonialista de casamento, uma vez que as funções são muito parecidas com a do assessor de casamento. Vale esclarecer que o cerimonialista normalmente é contratado para realizar a organização do dia C, especificamente. Será responsável por verificar e estruturar o dia do evento do casamento do começo ao final. Já o assessor será a pessoa que coordena a fase pré-casamento, os orçamentos para o espaço da recepção, para a decoração do casamento, para o buffet, que planeja as degustações e auxilia na contratação dos fornecedores.
Em casamentos com um grande número de convidados, muitos casais optam por contratar os dois profissionais, ou um profissional que se responsabilize por todas as etapas da organização e das cerimônias. Vamos explicar quais as funções do cerimonialista e diferenciá-las das de outros profissionais, para que vocês saibam realmente o que desejam para o seu enlace.
Etapa pré-casamento
Nesta etapa, é o assessor de casamento que deve ser priorizado. Ele planeja e coordena a fase que antecede o dia C. Esse profissional cuidará dos orçamentos com os fornecedores, ajudará a definir o cardápio no buffet, a decoração da igreja do casamento, o estilo e o décor do local da recepção, contratação do fotógrafo, iluminação e DJ. Toda a parte administrativa também ficará em suas mãos, como os contratos com os fornecedores e a escolha dos funcionários que irão trabalhar no dia do casamento.
Já o cerimonialista deverá ter a lista de todos os profissionais e, no dia, conferir se todos estão cumprindo suas funções. Se estão no tempo, se tudo está exatamente como o planejado anteriormente. Mas a lista de tarefas do cerimonialista tem muito mais detalhes. Vamos a eles.
Cerimônia na igreja: 1ª etapa
Em um primeiro momento o cerimonialista confere toda a parte dos fornecedores. Isso significa revisar a decoração da igreja que foi encomendada, coordenar os músicos, a equipe de fotos e de filmagem. Logo passa à coodenação dos participantes do enlace: a equipe recepciona o noivo e os padrinhos, e coordena o cortejo da entrada. Logo, cuida da entrada da noiva com seu pai e a daminha, se encarregará de ajudá-los a entrar na igreja. E, por último, ajeita o vestido, o véu da noiva, e verifica se o buquê está sendo carregado corretamente. Além de todas estas tarefas, ainda terá que deixar a noiva tranquila, com a segurança que tem como profissional.
Cerimônia na igreja: 2ª etapa
Coordena o cortejo de saída, tanto dos noivos como padrinhos e convidados. Novamente ajuda a noiva a entrar no carro para levá-la até o local da recepção. Também se responsabiliza em orientar os profissionais que irão se mover até o local da recepção, músicos e equipe de foto e filmagem. Retira algum arranjo de decoração da igreja que necessite ser usado na recepção.
Cerimônias em outros locais
A responsabilidade do cerimonialista não muda caso a cerimônia do casamento não seja uma cerimônia realizada na igreja. A equipe irá acompanhar os fornecedores contratados, responsáveis pela decoração, fotografia e vídeo do casamento. Logo irá recepcionar e orientar os convidados que participarão da cerimônia, como padrinhos, madrinhas, pais dos noivos, pajens e daminhas. E, por último, serão os guias do casal: irão verificar os trajes e acessórios, e será o apoio que precisam nas horas que antecedem o "sim".
Recepção: 1ª etapa
O cerimonialista e toda a sua equipe chegam ao local com horas de antecedência. São eles que verificam como foi a entrega de tudo o que foi encomendado, e se ainda há itens por chegar. O profissional irá checar se todos os serviços que foram contratados estão de acordo com o combinado.
Ele recebe os materiais (que fazem parte da decoração e do buffet) e confere, juntamente com o fornecedor do décor e o maitre se todos os objetos e itens da cozinha e do bar chegaram bem. Entre estes, destacamos as bebidas, o que será servido pelo buffet, os doces e o bolo. A parte de decoração também é averiguada: se os arranjos florais estão em perfeito estado, enfeites, lembrancinhas. Depos do check, é hora de conferir se todos os profissionais que irão trabalhar durante o evento, como maitre, garçons, cumins, músicos, fotógrafos, DJ, manobristas etc estão confirmados e se chegam com pontualidade.
Recepção: 2ª etapa
Ele recebe os noivos no local da recepção, antes de que entrem no salão ou em outro ambiente. Ajeita o véu, prende a cauda do vestido, confere se o penteado da noiva está no lugar, e qualquer outra urgência que as noivas possam precisar. O mesmo vale para os noivos: o cerimonialista confere a gravata, as meias, todo o traje.
No momento que começar a recepção ele também estará lá para garantir o sucesso da festa. Coordena se tudo o que foi contratado está sendo executado com maestria. Se os pratos estão sendo servidos como foram estipulados, se os garçons estão cumprindo suas tarefas. Sua responsabilidade será cuidar da logística durante o evento, inclusive a parte musical, iluminação, fotografia e filmagem, ele prioriza os detalhes para que a festa tenha êxito absoluto!
Recepção: 3ª etapa
Na última etapa da recepção, que dá início à festa do casamento, as funções do cerimonialista seguem importantes. Eles organizam o momento da valsa, orienta os noivos a cortarem o bolo decorado do casamento, coordena a hora da noiva jogar o buquê e até organiza os presentes que o casal possa receber no dia do casamento. O profissional e sua equipe serão os últimos a sair, e garantem que tudo esteja guardado e limpo. Como podemos notar, mesmo que trabalhem apenas no dia do casamento, a lista de tarefas do cerimonialista e sua equipe é imensa. E, sendo assim, repensem seriamente se podem passar o seu dia C sem essa preciosa ajuda!
Ficou claro o que é um cerimonialista? Esse profissional tem uma importância enorme no dia do seu casamento. Atualmente muitos cerimonialistas e assessores têm unido as suas funções, e se responsabilizam tanto por toda a logística, como a parte de administração e planificação do casamento, até a coordenação da festa. Eles são os olhos do casal em todos os momentos, com uma equipe que também se encarrega das tarefas do dia da cerimônia, acompanhando todo o processo até que a última música do casamento seja tocada. Seja qual for o estilo da equipe contratada, uma coisa é certa: um cerimonialista é fundamental para o seu dia!
Fonte: casamentos.com