Tipos de alianças de casamento: será que já conhecem todos os estilos?


Tipos de alianças de casamento: será que já conhecem todos os estilos?
A- A A+

Chegou o momento de escolher o par perfeito das jóias nupciais que mais combina com vocês. Confiram a lista de opções do mercado brasileiro com enfoque em materiais, acabamentos e formatos.
Os ícones universais do matrimônio representam amor, união e cumplicidade entre o casal. Por envolver tantos sentimentos e significados, as alianças de casamento precisam ser escolhidas com cuidado e carinho. São aquelas jóias para a vida inteira e que serão usadas todos os dias por vocês. Para quem tem curiosidade de saber sobre a história desse símbolo, tudo começou com os romanos, que acreditavam que havia uma veia ligada ao coração justamente no dedo anelar da mão esquerda. Por isso, o anel de casamento passou a ser colocado nesse local a partir do século IX. Nesse período, a Igreja Católica determinou a aliança como representação da união e da fidelidade dos casais.
 
Quanto às alianças de noivado, a tradição é de presentear a noiva com um anel para marcar o pedido e é colocado no anelar da mão direita. A jóia pode ser a mesma que será trocada de mão no altar ou outra que marca o enlace em si. Conheçam os tipos mais comuns e diferentes para se inspirarem.
Materiais de valor

Ouro amarelo

Mais popular e mais vendida no Brasil, a aliança de ouro amarelo se destaca nas mãos. Observem quantos quilates estão presentes na joia para aliar custo e benefício. O ouro 24k é considerado o mais puro e o mais frágil, o de 18k é considerado ideal e mais comum na fabricação e tem o de 14k que possui 58,3% de pureza e são mais baratos.

Ouro branco

Para sair do tradicional, o ouro branco é perfeito para casais discretos. Ao contrário do que se imagina, pode ser mais caro que o amarelo e requer uma maior manutenção. Com o passar do tempo, precisará de um banho de ródio para retomar o brilho e uma camada extra de proteção.

Ouro rosé

Outra ideia para sair do comum é o ouro com tom roseado que vem da mistura do ouro puro com a prata e o cobre. Inclusive, é a tendência para as alianças de casamento e representa requinte e graciosidade.

Prata

O modelo de aliança é mais usado para simbolizar o compromisso do namoro, antes do noivado. Mas se vocês gostarem mais da prata do que com o ouro, há muitos modelos no mercado com esse metal que, geralmente, é mais em conta.

Platina

Se prefere um visual mais formal que a prata, considere a aliança de platina, classificada como metal nobre e mais raro que o ouro e a prata. É confortável e infundida com metais preciosos para um brilho autêntico.

Titânio e tungstênio

Há metais mais modernos e com uma tonalidade mais escura da prata, chegando ao preto, como é o caso do titânio que tem como vantagem, além da beleza, a resistência a riscos e a leveza. O zircônio preto e o carboneto de tungstênio são outros metais contemporâneos com propriedades semelhantes. As joias escuras são escolhidas, principalmente, por homens.

Silicone

Com tanta inovação para priorizar beleza e conforto que a fabricação de alianças de silicone é possível. Para ter como aliança reserva para o dia a dia, dependendo do estilo de vida de vocês, ou como a oficial do casamento, não deixa de ser uma opção descolada e resistente.

Mais de um metal

A escolha de dois ou mais metais é válida, atemporal e tem muitos modelos no mercado brasileiro. O mais comum é o de ouro amarelo com uma listra fina de ouro branco ou prata no meio. O contrário também é tradicional, ainda mais se o ouro branco for escovado com a listra brilhante de ouro amarelo como detalhe que faz a diferença. O rosé com o branco, o titânio preto com a prata, entre outras combinações deixam a joia mais eclética, principalmente para as pessoas que gostam de muitos acessórios que ornam um com o outro.

Com pedras preciosas

Geralmente, as mulheres preferem alianças incrustadas de brilhantes no design para transformar o metal simples e minimalista. Pode ser um aro completo com diamantes, uma pedra preciosa no meio, três diamantes em cima, brilhantes em algum desenho específico no anel. A pedra transparente é a favorita, mas as ousadas optam por brilhantes coloridos, como o azul, o vermelho e o rosa. A safira azul é a mais durável das pedras, por exemplo.
Acabamentos mais comuns
Depois de decidir o material em que querem as alianças, chega a hora de pensar sobre o acabamento das joias que, no geral, podem ter três tipos:

Polido, que deixa a joia lisa e reluzente;

Fosco, que é o escovado, como areia, para que não tenha brilho ou tenha um brilho mais discreto;

Diamantado, cuja a superfície é cheia de pequenos entalhes

Borda arredondada e interior liso de dois milímetros até o padrão de sete milímetros.

Borda reta, não necessariamente leva o formato quadrado. As extremidades são retas, o que a deixa mais confortável no dedo.

Com a impressão digital do casal no ouro.

Metal torcida fazendo o símbolo do infinito.

Arredondada e reta nas laterais.

Redonda com uma parte superior plana que pode ou não ser colocada uma pedra preciosa.

Grossa que possui um interior anatômico e é mais aparente.

Com frases escritas em todo o aro.

Com frisos de metais diferentes.

Com coração em cima ou com uma curva no meio, o que dá a impressão de ser em formato de coração.

Padrão Chevron que é o zig-zag dando um efeito ao metal.

Com uma abertura e dois brilhantes em cada ponta.

Com desenho martelado e sutil.

Façam também um orçamento prévio porque os valores variam muito de metal para metal, acabamento e formato simples ou diferenciado. As alianças de casamento selam o compromisso, bem como é o símbolo de toda a história do casal, isso quer dizer que são para a vida toda. 

Fonte: casamentos.com